Afinal de contas, o colágeno serve apenas para melhorar a pele?

Muitas mulheres (homens também) utilizam produtos para repor colágeno no organismo a fim de melhorar as condições de saúde. Bons fármacos cosméticos como o Sculptra, por exemplo, prometem uma ação reparadora, de sustentação e que auxilia o envelhecimento. Diante de tantos benefícios é normal que qualquer pessoa duvida do poder do colágeno.

Contudo, a verdade é que sim, o colágeno desempenha várias funções importantes para a boa saúde e para o bem-estar de mulheres no mundo inteiro. O problema se concentra no fato de que o próprio organismo diminui gradativamente a produção dessa substância. Este é um dos motivos pelos quais surgem os sinais da idade nos seres humanos.

Entenda: bioestimulador de colágeno como Sculptra funciona?

O Sculptra é um dos produtos que podemos utilizar como exemplo, porém ele não é o púnico. Neste caso, estamos tratando de um bioestimulador de colágeno, ou seja, é um fármaco da indústria cosmética que tem como função estimular a produção da substância pelo próprio corpo.

“Já foi comprovado que a partir dos 25 anos ocorre redução progressiva da produção de colágeno e aumento da sua degradação. Esse processo é agravado pelo envelhecimento extrínseco causado, principalmente, pela exposição crônica e descontrolada ao sol, tabagismo, alterações hormonais, doenças crônicas, dieta e poluição”, afirma em um artigo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBP).

Diante disso, a própria SBP garante que o uso correto de produtos confiáveis e bioestimuladores faz diferença tanto no tratamento quanto na prevenção de vários aspectos, inclusive do envelhecimento precoce.

Afinal de contas, o colágeno serve apenas para melhorar a pele?

Muito se fala sobre as funções do colágeno no organismo, mas poucas são as informações que vão além da propriedade de rejuvenescer a pele. Todo mundo sabe que o colágeno é um dos compostos cosméticos mais utilizados para quem quer ter uma pele mais lisa e sem rugas, pois ele tem propriedades que ajudam bastante neste sentido.

Contudo, a verdade é que o colágeno pode trazer muitos outros benefícios que são pouco falados. Claro que produtos como o Sculptra, por exemplo, se dedicam intensamente aos cuidados estéticos, mas a substância está ali e ela é capaz de oferecer muitas vantagens à saúde.

Vantagens de se usar colágeno:

1 – Propicia a sustentação das células, ou seja, impede a degeneração celular – causadora do envelhecimento;
2 – Ajuda na recomposição dos tecidos de vários órgãos, especialmente a pele;
3 – Está presente no fortalecimento da estrutura óssea humana;
4 – Tendões e ligamentos podem ficar mais resistentes.

Cuidados necessários para a produção de colágeno

Vale destacar que apenas o uso de fármacos como o Sculptra ajuda a melhorar o aspecto geral de uma pessoa, mas ele terá um efeito reparador mais poderoso diante de algumas mudanças de hábitos.
Lembre-se de utilizar protetor solar, de manter-se sempre muito bem hidratada, praticar atividade física, prezar pela boa alimentação, deixar de fumar e aliviar a tensão. Todas essas atitudes, somadas ao poder do colágeno, poderão operar verdadeiros milagres na sua saúde.

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.