Psicologia e Comportamento

Segundo a Neurociência, para chegar aos 50 com cérebro de 25 você precisa fazer uma única coisa

Estamos sempre em busca de uma fórmula mágica para nos manter jovens e sadios por mais tempo. Agora, a neurociência aponta que talvez esse segredo realmente exista – e basta uma coisa para chegar aos 50 com um cérebro de 25: meditar.

A pesquisadora Sara Lazar, da Mass General e Harvard Medical School, decidiu estudar o efeito que a prática de meditação tem em nossa massa cinzenta. Seu primeiro estudo envolveu pessoas com sete a nove anos de experiência em meditação, comparado com um grupo de controle.

Ao analisar a amostra, Sara percebeu que as pessoas que tinham uma sólida vivência em meditação tinham mais massa cinzenta em diversas áreas do cérebro quando comparadas com aquelas que não tinham esse hábito. As áreas que apresentavam esse aumento eram relacionadas à capacidade de decisão, memória de trabalho e ao registro de sensações.

O estudo demonstrou ainda que, enquanto a maior parte das pessoas vê seus córtices diminuírem com a idade, os praticantes de meditação aos 50 anos tinham a mesma quantidade de massa cinzenta do que pessoas com metade de suas idades.

Com base nesse resultado, Sara decidiu realizar uma segunda pesquisa para confirmar as descobertas. Dessa vez, pessoas sem experiência prévia em meditação passaram a realizar um programa de mindfulness durante oito semanas.

Ao final do período, as mudanças no cérebro destas pessoas já eram visíveis, com aumento em algumas regiões, como o hipocampo esquerdo, responsável pela aprendizagem, memória e equilíbrio emocional, bem como regiões ligadas à empatia e geração de neurotransmissores. Em compensação, a amídala, associada ao medo, ansiedade e agressão, apresentou uma diminuição, o que pode ser relacionado ainda à redução dos níveis de estresse entre os participantes.

Surpreendentemente, não é necessário passar dias meditando para ver o resultado. Embora o estudo sugerisse aos participantes praticar meditação por 40 minutos diários, a média de prática foi de somente 27 minutos ao dia – menos de meia hora. Além disso, outros estudos sugerem que os benefícios podem ser visto mesmo com meditações menores, de 15 a 20 minutos, por exemplo.

Fonte: Hypeness

Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

Recent Posts

Casamento vira escândalo: noiva lê provas da traição em frente a todos os convidados

No altar, em vez dos votos… a verdade! Casamentos são feitos para celebrar o amor,…

10 horas ago

Cintas Modeladoras: Da Recuperação ao Estilo no Dia a Dia

Cintas Modeladoras: Da Recuperação ao Estilo no Dia a Dia As cintas modeladoras sempre foram…

12 horas ago

O clássico perfeito da Netflix: 2 horas de uma história intensa e inesquecível

Em Boston, um jovem de 20 anos chamado Will (Matt Damon) leva uma vida aparentemente…

3 semanas ago

Histórias para Dormir: Pequeno Hábito que pode mudar tudo

Foto: FREEPIk A imaginação é uma qualidade bastante desenvolvida nas crianças desde muito pequena. A…

4 semanas ago

Jovem de 29 anos descobre que terá a demência rara que matou sua mãe e deixa o emprego

Homem de 29 anos deixa emprego após descobrir que desenvolverá demência rara que matou sua…

4 semanas ago

Feriados em risco: Adeus ao descanso? Musk e Google querem ampliar a carga de trabalho

Adeus ao descanso? Musk e Google sobem o tom na corrida pelo trabalho extremo Trabalhar…

1 mês ago