Todo mundo morre, mas nem todos de fato vivem.

Na última semana, na celebração da vida da minha querida amiga Alison, o marido dela se levantou para fazer um elogio (fúnebre) , “A vida é a principal causa de morte, e Alison verdadeiramente viveu sua vida, apaixonadamente. Ela morreu fazendo o que amava. Se ela nunca tivesse feito o que amava, provavelmente não teria morrido, mas ela tampouco teria vivido verdadeiramente.”

As palavras dele imediatamente me lembraram de uma das minhas linhas de abertura predileta do jornal ‘Marc’s grandmothers’:

“Eu vi e toquei e dancei e cantei e escalei e amei e meditei em um tempo de vida gastado em viver honestamente. Isso tudo deveria acabar amanhã? eu genuinamente posso dizer que não haveria arrependimentos. Eu me sinto afortunado de ter sido quem fui. Eu de fato sou sortudo. Eu realmente vivi 1000 vezes.”

O que significa verdadeiramente viver? O que significa viver 1000 vezes?

Talvez seja seguir os passos de Alison, e descansar em paz um dia, com nenhum arrependimento de como ter vivido.
O que significa, de acordo com belíssimo e verdadeiro elogio dito pelo marido de Alison.

1. Você está compromissado a ser quem você realmente é, sem pedir desculpas.

Qual o seu desejo de ser esquisito? Onde está o referencial do que é real?
A verdade é que, não é esquisito ser esquisito. Todo mundo é esquisito de uma forma. Você precisa celebrar sua individualidade e não se envergonhar disso. Se você é sortudo o suficiente por ter alfo que te faz diferente, não se envergonhe e não mude. Ser único não tem preço. Neste mundo louco tenta-se ser sempre igual a todos, encontre coragem para se fazer notado.

Um dos recursos mais influenciais para ter paz e ser feliz é simplesmente estar confortável com quem você é. Sem negociar sua realidade por uma função, ou seu eu verdadeiro por um ato. Sem desistir da sua liberdade de pensamento. Sem colocar mascaras. Simplesmente não pode haver paz e felicidade na sua vida exterior até que você em paz consigo mesmo. Isto nem sempre será fácil, mas nenhum valor é alto demais pelo privilégio de ter seu eu verdadeiro.

Seja VOCÊ sem arrependimentos, pois vale a pena!

2. Você está caminhando em um caminho que te faz sentir vivo.

Hoje, trabalhe para criar a vida que pareça certa para VOCÊ, não uma vida que pareça certa para as outras pessoas. Sua pior batalha interna sempre será entre o que você sabe e o que você sente. E uma das decisões mais difíceis que você terá que tomar é de onde ficar, colocar e tentar mais, ou quando pegar suas memórias e seguir em frente. As vezes tem que dar um passo para fora da pessoa que você tem sido, e lembre-se da pessoa que você deveria ser, a pessoa que você é capaz de ser, e a pessoa que você realmente é.

Sua vida é sua mensagem para o mundo; tenha certeza de que ela tenha um significado. Se permita mais momentos que te deem medo e dúvida e paixão e graça. Não deixe a ignorância, ódio, drama ou negatividade de ninguém de pare. E os permita apagar sua luz pelo simples fato de estar incomodando os olhos deles.

Se você deseja fazer a diferença no mundo, você precisa ser diferente do mundo. Ouse andar sozinho, e não tenha medo de gostar disso. Lembre-se de que você não tem que fazer o que todos estão fazendo. Você tem que fazer o que é certo para você, mesmo que algumas pessoas discordem.

3. Você está honestamente fazendo o seu melhor.

O pior resumo de vida são apenas 5 palavras: “Eu poderia e Eu deveria”. Decida que você quer mais do que você do que está com medo de fazê-lo. Decida o trabalho que valha a pena ser feito no resultado final. Sim , as vezes a vida parece difícil, mas nós quase sempre podemos vencer e superar estas dificuldades. O que você tem que decidir é o que vem depois.

Diga isto alto e claro: “Eu sou quem eu sou, por causa das decisões que fiz ontem. Eu serei quem serei amanhã em consequência das decisões que fiz hoje”. Em vez de reclamar sobre suas circunstâncias, se manter ocupado criando novas. Você prefere receber a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.

4. Você está abraçando a realidade completamente (mesmo quando isso doa).

É melhor ser machucado do que ser reconfortado com uma mentira. A verdade sempre te dará liberdade no final, mas isto talvez te deixe bravo por um momento antes. Respire fundo. Se dê o espaço que você precisa para pensar de maneira clara. Um da de cada vez.
Viva em simplicidade. Ame com generosidade. Fale com verdade. Trabalhe com zelo. Então solte e deixe ser o que deveria ser.

Soltar é sempre dar um passo à frente. Às vezes você tem que deixar ir do que você pensou querer para encontrar o que você de fato queria e merece. Às vezes você só tem que esquecer o que aconteceu, apreciar o que ainda resta, fazer o melhor que pode, e olhar em frente para o que está por vir.

Lembre-se, fé não é acreditar que a vida sempre te dará do que quer. É acreditar que a vida gradualmente revelará o que é certo.

5. Você está trabalhando através de seus medos.

Nada na vida é para ser temido, é apenas para ser vivido e aprendido. Agora é o momento de viver e aprender mais. Ter um pouco de fé que o universo tem um plano para você, e tudo será velado no prazo certo. Algo que você eventualmente aprenderá através dos seus alto e baixos é que sempre haverá decisões erradas na vida, apenas escolhas que que mudará sua vida para caminhos diferentes.

Às vezes você precisa se machucar para crescer, ou perder para ganhar. Às vezes a lição que você mais precisa só virá pela dor.

Correr dos seus medos é uma corrida que você nunca ganhará. Na verdade, o que você tem medo de lidar com, é o que te libertará. Então não deixe que seus medo decidam por você. Não permita que isto te deixe para baixo; faça com que isto te desperte. Tome a oportunidade, siga sua intuição e se anime. Diga ao seu coração que o medo de sofrer é sempre pior que o próprio sofrimento.

Tudo o que você quer é o outro lado do medo. Não hesite em se dar uma chance de ser tudo o que você é capaz de ser.

6. Você está indo a favor da vida, ai invés de ir contra ela.

Pare de focar em o quão estressado você está e lembre-se do quão abençoado você é. Nó geralmente esquecemos que felicidade não vem com o resultado de obter coisas que não temos, mas pela profunda apreciação do que você tem. Então pare de procurar motivos para se sentir chateado. Positividade muda tudo. Uma pessoa feliz não é que está sempre em uma boa situação, mas em vez disto uma pessoa que sempre tem uma boa atitude em toda situação.

Algum dia você perceberá que a vida é como um oceano. Ele pode ser calmos e sereno, ou rude e selvagem, mas no final é sempre belo para aqueles que estão dispostos a se molhar.

7. Você está levantando os outros com sua gentileza.

Três coisas te definem: Sua paciência quando tem nada, sua atitude quando tem tudo e quem você ajuda assim que pode.

Sim, isto requer forças para ser gentil e afável, mas você é mais forte do que você pensa. Mesmo quando está sendo difícil, seja positivo e vá acima e além por aqueles que você mais precisa. Em um mundo cheio de pessoas que não podiam se importar menos, seja uma pessoa que não poderia se importar mais. Seja alguém que faça outro alguém sentir falta de você amanhã. Aja como o que você faz hoje faz diferença. Faça.

Para parafrasear Ralph Waldo Emerson, o propósito da vida não é apenas ser feliz, mas também ser útil, honrável, ser gentil e tenha compaixão, ter isto faz a diferença de que você tem vivido, e vivido bem.

8. Você tem dado muito tempo aos que você mais ama.

Quando nós prestamos atenção uns nos outros nós sopramos nova vida em cada um. Com frequente atenção e afeição nossos relacionamentos fluem, e nós como indivíduos crescemos mais forte. Este é o resultado do efeito de bons relacionamentos – nós ajudamos a curar as feridas um dos outros e torcer pelas forças de cada um. Então fique perto e toque aqueles que se importam com você- se comunique abertamente com uma frequência regular. Não porque é conveniente, mas porque estas pessoas são dignas de esforço extra.

No final, o melhor investimento do seu tempo limitado na Terra será passar o tempo com as pessoas que te amam. Apesar que isto talvez seja concebível que você talvez minta no seu último suspiro algum dia se arrependendo que você não trabalhou o suficiente e checou cada coisinha fora da sua lista de afazeres, é duvidoso que ser trabalho será sua maior preocupação.

O que é melhor, no entanto, do que desejar ter tido mais jantares românticos com sua esposa, ou além disso, sentir seu coração vazio por não ter conversado com sua irmã, ou por não ter tido uma boa última gargalhada com seu melhor amigo.

A vida é muito curta para estar ocupado demais para as pessoa que você ama.

9. Você tem o hábito de pausar o seu momento até o último segundo para apreciar o que tem.

Nós nascemos em um momento. Nós morremos em um momento. A vida muda a cada momento. Qualquer coisa pode acontecer em um picar de olhos. Faça sua vida valer a pena notando isto. Prestando atenção. Viva agora com seus olhos bem abertos. Sabedoria não é saber quando se levantar e fazer acontecer, mas quando sentar estar presente.

É saber que sua presença em 100% não é jogar seu tempo fora. Muitas vezes tomamos como certas as coisas que mais merecem nossa atenção e gratidão. Com qual frequência você aprecia sua vida e todas as pessoas e tudo o que está nela? Com qual frequência você para a morte pelos seus rastros só por dar um suspiro profundo ou um sorriso?

Olhe em volta, e seja agradecido agora. Pela sua saúde, sua família, seus amigos, e seu lar.

Nada dura para sempre.
Agora é sua chance…

Com a Alison em mente, eu sinceramente espero que os pontos e princípios acima inspiraram você a viver sua vida hoje.

Não ignore a morte, mas tampouco tenha medo. Tenha medo de uma vida que você nunca viveu, pois você estava com muito medo de fazer acontecer o que realmente importa. A verdade é, que a morte não é a maior perda da vida.

A maior perda é perder o que está dentro de você enquanto você ainda está vivo e ainda tem um último suspiro.

Alison absolutamente viveu sua vida muito além dos anos que possuiu. Se desafie a fazer o mesmo.

Todos os dias!

 

  • Siga a Revista Bem Mais Mulher no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Bem Mais Mulher no Facebook aqui.

 

Texto originalmente publicado no Marc and Angel , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.