Ser uma “mãe chata” faz filhos bem-sucedidos, diz estudo

Se você se sente culpada por parecer rígida demais com os filhos e teme que eles pensem que você é uma mãe “chata”, saiba que os especialistas estão do seu lado e que, no futuro, seus pequenos vão te agradecer pela forma como a qual foram criados.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Essex, na Inglaterra, os profssionais mais bem-sucedidos foram criados por mães exigentes. Ou seja, também vale agradecer a sua mãe pelo sucesso na carreira, não é?

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores acompanharam durante seis anos a vida de 15.500 meninas entre idades de 13 e 14 e descobriram que as meninas com as mães que estabeleceram padrões elevados na educação dos filhos tinham maiores chances de frequentar uma faculdade e ganhar salários mais altos.

As garotas que tiveram uma infância mais regrada se saíram melhor no vestibular e, depois, no primeiro emprego. A influência das mães rígidas foi percebida principalmente com as adolescentes que não iam tão bem na escola – já que eram cobradas insistentemente por melhores notas. Mais: elas também estavam menos propensas a engravidar na adolescência.

Em muitos casos, acabamos fazendo o que acreditamos ser mais conveniente para nós, mesmo quando era contra a vontade dos nossos pais.

Mas não importa o quanto a gente tente fugir dessas recomendações, porque é provável que eles sempre acabem influenciando, ainda que de forma sutil, as escolhas que acreditávamos ser extremamente pessoais — explicou a pesquisadora Ericka Rascon-Ramirez em entrevista ao Daily Mail.

Então, não fique se martirizando toda vez que colocar o pimpolho de castigo, viu?

Informações: Revista Donna






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.