Seu filho adolescente não o escuta? Agora é a hora de mudar essa realidade

É possível que, quando você olhe para os olhos do seu adolescente, você ainda se lembre daquele menino que lhe contou tudo o que aconteceu com ele e como suas palavras foram carregadas de amor por você.

Agora, como adolescente, o que você mais encontra é provavelmente um adolescente que se virar e ignora você como uma forma de arte e vem somente para você quando quer ou precisa de algo. Não é fácil fazer com que seus adolescentes o escutem quando você fala com eles, mas pode ser feito.

Quando as crianças têm 7 e 8 anos, ainda não são pré-adolescentes, mas estão começando a experimentar um crescente senso de controle sobre suas vidas, concentram-se no seu mundo exterior e também em coisas que satisfazem ou fazem com que se sintam bem. Algo que, sem dúvida, continuará a ser muito importante à medida que crescem e alcançam a adolescência, um estágio de novo egocêntrico, mas onde as amizades são as mais importantes. Os adolescentes parecem ter uma surdez seletiva para testar os limites de sua crescente independência.

Pressões e responsabilidades

As crianças na adolescência passam a maior parte do dia na escola e não param de seguir as instruções do adulto o tempo todo. As escolas estão exigindo para que tenham menos oportunidades para poderem ser elas mesmas e isso pode causar estresse e não poderão exercer suas próprias decisões de maneira habitual, ou pelo menos, não tanto quanto elas gostariam.

Os adolescentes se sentem mais seguros em casa, porque é o lugar onde eles podem se afirmar e tomar o tempo para relaxar, muitas vezes, como fazer coisas e como agir depende de suas emoções. No entanto, você pode recuperar o controle e fazer o seu filho ouvir você sem perder a voz do adulto e falar calmamente para que eles possam ouvir o conselho sem ter que fazê-lo através de um megafone.
Formas de fazer com que seu filho adolescente ouça você

Coloque a perspectiva

Gritar para chamar a atenção do seu filho não vai fazer que ele te escute . Em vez disso, é necessário retroceder e reconhecer que seu filho não tenta machucá-lo, ele está apenas agindo de acordo com sua idade. É necessário trabalhar com uma estratégia melhor. Se você tem que contar algo importante para o seu filho, evite os momentos em que ele está colado na tela. Além disso, peça que ele repita o que você acabou de dizer-lhe, para ter garantias que você foi entendido.

Mostre sua presença

Como você sabe, é fácil para seus adolescentes ignorar o que você diz. Mas ainda é muito mais complicado bloquear o pensamento de outras maneiras. Para que você ouça, às vezes um toque simples no ombro é suficiente para ajustar sua atenção ao que você está dizendo. Você também pode chamar sua atenção falando com ele com um bom senso de humor.

Não seja um eco

É muito importante que você evite ser um eco porque, além de não funcionar, você só fica com dor de garganta. Repetir uma e outra vez só levará seu filho a parar de ouvir o que eles dizem porque começam a pensar que não é importante. Você pode sentar-se ao lado dele e dizer-lhe que você lhe dirá as coisas uma vez e, se ele não responder corretamente, haverá consequências (previamente acordado).

Por exemplo, você pode dizer que você vai definir o temporizador por 3 minutos e, depois disso, você terá que desligar a televisão e dobrar roupas, por exemplo. Em vez disso, você também pode usar a recompensa: se você terminar todo o trabalho escolar e doméstico, você pode usar o computador 15 minutos antes do jantar.

E, claro, lembre-se, se você quiser que seu filho ouça você, você também deve ouvi-lo sempre que ele tiver algo para lhe dizer.






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.