Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o Instituto Mauricio de Sousa lança uma tirinha da Turma da Mônica sobre o autismo, com a participação do personagem André, que é autista.

O personagem, criado especialmente para falar sobre o assunto, aparece de forma eventual nas histórias de Mauricio de Sousa, que sempre faz questão de abordar temas como inclusão e diversidade em suas criações.

Entre as ações relacionadas à data, o instituto também lançará seis animações curtas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que poderão ser vistos tanto nos canais oficiais do Instituto quanto no canal da Mauricio de Sousa Produções no YouTube.

O objetivo é mostrar alguns sinais do autismo em crianças e a importância de procurar orientação profissional o quanto antes para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, pois quanto mais precocemente se iniciarem as intervenções, melhores as perspectivas de qualidade de vida para a pessoa.

Personagem com autismo

“Quando criamos o personagem André, que é uma criança dentro do Transtorno do Espectro do Autismo, ouvimos vários especialistas no assunto, além de conhecer crianças dentro do espectro. O TEA não é fácil de ser identificado e por isso o tratamento pode vir tarde. Então, é preciso passar para os pais, professores e pessoas próximas a essas criancinhas a informação sobre os cuidados e busca de orientação para ajudá-las a desenvolverem todo seu potencial”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do instituto.

Em 2001, o instituto foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do TEA. Após meses de estudos nasceu André, um personagem autista para fazer parte da Turma da Mônica.

Com base nesse personagem, o instituto criou a revista em quadrinhos “Um Amiguinho diferente” e seis vinhetas de desenho animado, que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce e esclarecem o comportamento que deve ser adotado com a criança dentro do espectro do autismo. Já foram distribuídos 60 mil exemplares da publicação. As seis vinhetas informativas com o André acabam de ser atualizadas e serão divulgadas no canal do YouTube da MSP Mauricio de Sousa Produções.

Recentemente, o instituto firmou parceria com a Revista Autismo, publicação trimestral de distribuição gratuita, publicando um cartum com o personagem André para esclarecer sobre aspectos do TEA. A revista pode ser solicitada no site da Revista Autismo, mediante o pagamento da taxa de frete.

Fonte:Portal Acesse

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.