É bem provável que você já tenha comentado com alguém como os dias no Brasil estão quentes.

Não há como negar também que a sensação de calor nos deixa com mal humor e bem mais irritado do que os dias normais. Porém a ciência tem uma explicação pra isso. O calor provoca um desconforto que afeta o humor. E ainda existe outro tipo de reação, que é chamada de “estresse térmico”.

Estresse térmico

O estresse térmico acontece quando a temperatura interna do nosso corpo sofre uma sobrecarga e não consegue manter a temperatura ideal.

Isso geralmente contece quando está muito quente, o nosso corpo começa a sentir que está sendo agredido e começa a fazer mudanças para se defender. “A pessoa fica agoniada, né”, diz o estagiário Erlon Oliveira.

Os mecanismos que regulam a temperatura interna tem que ser muito rápido para agir. Com isso os vasos vão se dilatar para perder líquido e expulsar o calor para fora.

O coração começa a bater mais rápido porque tem que manter a pressão sanguínea, com os vasos sanguíneos mais dilatados, a pele começa a eliminar a água, para tentar equilibrar a temperatura do corpo.

Suar é importante para o corpo

O Suor é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter em equilíbrio a temperatura corporal, interna e externa, adequada para o funcionamento normal. Por isso é tão importante ingerir bastante água. Com a transpiração e a falta de água o corpo pode se desidratar.

A desidratação afeta coração, rins, cérebro – principalmente nos organismos mais sensíveis. “A criança, porque é imatura; o idoso, porque tem uma diminuição do funcionamento desses órgãos; e a grávida, porque tem uma alteração fisiológica própria da gravidez”, explica o médico da Sociedade Brasileira de Medicina de Família, Ademir Lopes Junior.

Por enquanto, devido ao verão o calor vai continuar. É muito importante ajudar o nosso corpo a se proteger. “Tentar manter a temperatura do ambiente. Evitar exposição direta ao sol, procurar ficar na sombra, em ambientes que podem ser refrigerados de alguma forma, seja com ventilador ou com ar condicionado. Tomar bastante líquido. Como a gente sabe disso? Mais do que uma quantidade específica de água é você perceber a cor da sua urina. Se a urina se mantiver clara, significa que a quantidade de líquido que você está ingerindo está adequada”, completa o médico.

  • Siga a Revista Bem Mais Mulher no Instagram aqui
  • Curta a Revista Bem Mais Mulher no Facebook aqui.

    Informações:G1

  • RECOMENDAMOS



    COMENTÁRIOS




    Bem Mais Mulher
    Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.