Viajar com as amigas faz muito bem para a saúde do corpo e da alma

Se alguém te perguntasse por que gostaria de viajar, provavelmente responderia com algo como “porque posso conhecer o mundo” ou “conhecer novas pessoas e aprender algo sobre outras culturas”.

Porém há mais um benefício que você pode adicionar na sua lista: O IMPACTO POSITIVO NA SUA SAÚDE MENTAL.

Não estamos nos referindo a viagens de negócios! Pelo contrário, estamos falando sobre as férias relaxantes que você teve no inverno passado, ou a ida no verão na praia ou então o passeio pelas charmosas ruas de paralelepípedos da França. Sim, viagens de lazer!

Há uma razão pela qual a maioria das pessoas se diverte tanto quando viaja, além do simples fato de você estar temporariamente fora do escritório.

Viajar não é apenas rejuvenescedor; também pode ser intelectualmente estimulante. Muitos de nós somos naturalmente conectados para desfrutar de novas experiências e aventuras. E como resultado, adotamos oportunidades para mudar as coisas da monótona rotina do dia-a-dia.

Viajar dá-nos a hipótese de quebrar a normalidade das nossas vidas diárias e mergulhar num novo canto do mundo. Isso não nos dá apenas a chance de experimentar novos alimentos e participar em novas atividades, mas também nos permite aprender mais sobre a vida em geral. À medida que passamos a ver o mundo de uma perspectiva diferente, podemos até achar que apreciamos um pouco mais nossas próprias vidas – especialmente ao nos encontrarmos e conhecermos novas pessoas.

E além de conhecer novas pessoas, viajar também é uma ótima maneira de fortalecer os relacionamentos que você tem com amigas e familiares que já conhece. De fato, um estudo conduzido pela U.S. Travel Association descobriu que um período de férias com um ente querido pode ajudar a aprofundar o seu vínculo com ele.

No entanto também corremos o risco que uma viagem perfeitamente planejada possa dar errado. Se você já viajou e teve um evento imprevisível fora do seu intinerário, você já sabe perfeitamente como é. Na maioria das vezes, no entanto, aprendemos a tornar-nos mais flexíveis e adaptamo-nos às situações para evitar que possam estragar completamente a nossa viagem. Essas experiências também nos ensinam como nos tornarmos mais pacientes e até mesmo melhores solucionadores de problemas.

Pode ser fácil esquecer que a sua saúde mental é uma parte importante para o teu bem-estar em geral, mas com todos esses benefícios de viajar, é provável que não se esqueça disto em breve. Então vai em frente, reserva aquela viagem que a tanto tempo planejou no seu pensamento. Mesmo que seja apenas para melhorar o seu bem-estar.

Texto originalmente publicado no Healthy Travel, livremente traduzido pela Mulher Contemporânea






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.