Confira como o produto criado naturalmente pelas abelhas pode melhorar vários aspectos do seu organismo.

As soluções naturais para cuidar da saúde nunca foram tão estudadas e aplicadas quanto na atualidade. Nutrientes e ingredientes saudáveis são acrescentados à dieta e na rotina de pessoas pelo mundo inteiro. Um desses produtos, utilizado há décadas e com grande poder de transformação, é o popular extrato de própolis.

Hoje, o extrato de própolis pode ser utilizado em seu formato clássico, dentro de um frasco com conta-gotas ou em complexos de nutrientes mais reforçados. Isso quer dizer que o produto também está em cápsulas, onde pode dividir espaço com demais substâncias, como: Selênio, Vitamina A, C, D, E e do Complexo B.

Pesquisas apontam 4 benefícios do extrato de própolis para a saúde
Pesquisas apontam 4 benefícios do extrato de própolis para a saúde

Quais são os benefícios do extrato de própolis para a saúde?

Para entender os benefícios que o corpo pode receber através do extrato de própolis, vamos nos concentrar na substância pura, obtida a partir de uma mistura de resina vegetal proveniente da ação das abelhas.

Uma pesquisa promovida por professores da Universidade estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq) demonstrou algumas das qualidades que a substância pode conferir para a saúde humana. Isso quer dizer que todos os benefícios elencados abaixo foram comprovados através da ciência.

1 – Combate às amidalites e infecções

Infecções bacterianas das vias aéreas, especialmente as amigdalites, podem ser combatidas por meio do uso de extrato de própolis. Isso quer dizer que o produto apresenta poder bactericida e anti-inflamatório natural. O estudo mostrou que a própolis é capaz de aumentar a resposta dos antibióticos químicos utilizados normalmente.

2 – Proteção dentária

O extrato de própolis pode ajudar a melhorar a saúde bucal de crianças e adultos. Segundo os pesquisadores, a substância das abelhas age contra as bactérias que existem dentro da boca e que podem comprometer os dentes de uma pessoa. Além disso, foi observada a proteção do esmalte dentário e a ação eficiente no combate às cáries e patologias periodontais.

3 – Aumenta a imunidade do organismo

A ação do extrato de própolis não se limita às ações nas vias aéreas superiores, já que também atua de forma interna e aumenta a imunidade do corpo de forma eficiente. Na prática, ele amplia a ativação das células de defesa humanas e favorece o reconhecimento de patógenos que precisam ser eliminados pelo corpo.

4 – Previne e combate o surgimento de acnes

Quando utilizado em produtos cosméticos, por exemplo, o extrato também pode atuar fortemente no combate ao surgimento de acnes na pele. Essa ação decorre das funções apresentadas acima, ou seja, tanto o fortalecimento do organismo quanto a ação bactericida influenciam a manter a pele mais saudável e fortalecida contra o aparecimento de cravos e espinhas.

Se você optar por utilizar um complexo de própolis com outros nutrientes, todas as vantagens descritas acima podem ser ampliadas, mas outros benefícios serão acrescentados dessa maneira. Lembre-se de que as orientações adequadas devem sempre ser passadas por um profissional de saúde responsável.

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.